terça-feira, 14 de dezembro de 2010

DICAS DE VIAGEM Sidney Câmbio - Saiba os Limites de Peso de Bagagens para a sua viagem

limites de peso de bagagens

December 29, 2007

(Atualizado em AGOSTO de 2010. Última revisão: abril de 2011)
Descrição adicional: bagagem. excesso de bagagem. Multa por excesso. Bagagem de bordo. Peso da Bagagem de Mão. Peso da bagagem despachada. =======================================================

Utilize esse índice para procurar o que deseja:

ÍNDICE
******* VÔOS DOMÉSTICOS **********
1 – SAÍDA do BRASIL para cidade dentro do Brasil – NACIONAL (vôo doméstico)
***** VÔOS INTERNACIONAIS SAINDO DO BRASIL *****
2 – SAÍDA ORIGINÁRIA DO BRASIL para cidade na EUROPA ou EUA – Estados Unidos
3 – SAÍDA ORIGINÁRIA do BRASIL para AMÉRICA DO SUL (vôo internacional Brasil – América do Sul)
******* VÔOS INTERNACIONAIS DESTINO AO BRASIL********
(sem saída anterior pelo Brasil)
4 – SAINDO DA EUROPA
5- SAINDO DOS EUA – Estados Unidos
###### Vôos apenas FORA DO BRASIL. (EUA e Europa)
BAGAGEM DE MÃO (bordo)| ****Conexão | ****Crianças | Valores de Multa (saindo do Brasil)
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VÔOS DOMÉSTICOS

  • TAM (pdf)

  • Gol (pdf)


  • Bagagem de mão
    : 5 kgs. Até 2 peças pequenas (até 115cm). Também chamada bagagem de bordo.

    Bagagem despachada
    : 23kgs totais (cada peça até 158cm). Duas malas: as duas, juntas, não podem pesar mais de 23kgs (imagine que cada uma deve ter até 11,5kgs).

    Multa
    : da bagagem despachada, custa 0,5% do preço da passagem por kilo excedido, calculado pela tarifa do trecho, categoria “Y” (tarifa completa – pode se diferente do preço da passagem que se pagou – não é o preço de promoções de passagens compradas na internet) – provavelmente a passagem mais cara na mesma classe (econômica) que se encontra no site das companhias aéreas.

    Por exemplo: passagem SP-Salvador, custa menos de R$ 300 pela Gol na promoção. Porém, a multa é calculada pela tarifa cheia, de R$ 1500. A multa por kilo nesse preço é R$ 7,50.

    ATENÇÃO: Se o vôo doméstico for de conexão ou em escala – de uma viagem indo para o exterior, compradas em uma mesma passagem, veja os limites de peso das viagens internacionais descritas abaixo (porém a bagagem de mão é de 5kgs).
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    BAGAGEM NAS VIAGENS INTERNACIONAIS

    ————————————-
    I) Bagagem despachada:

    SAINDO DO BRASIL
    Valem as regras do Brasil, relacionadas pela ANAC, quando a passagem é originária do Brasil (ou seja, quando o primeiro ponto da passagem é uma saída do Brasil).O limite de peso depende do destino de viagem, pois dependendo do local há um sistema de bagagem para cálculo da franquia gratuita.
    SÃO DOIS SISTEMAS: de peça ou por peso.

    1) SISTEMA DE PEÇA: Entre Brasil e
     América do Norte, Ásia, Europa, Africa do Sul, por exemplo, Paris, Nova York e todas cidades dos Estados Unidos, Londres, para a Copa na África, Canadá, Itália (Roma, Milão), etc. NÃO SERVE PARA AMÉRICA LATINA (outro sistema).
    _________ São DUAS MALAS, quando sair do Brasil.
    _________ Porém, há um limite de peso para essas malas, a depender da companhia aérea (23kgs ou 32kgs).

    2) SISTEMA DE PESO:
     Dentro da América do Sul, vôos dentro da Europa
    _________ São VINTE KILOS – 20kgs (a maioria das empresas ampliam para 23kgs), no total.
    _________Pode haver limite de peças também.
    Em resumo:
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    *** Saindo do Brasil para EUA, CANADÁ e

    EUROPA

    a maioria das companhias aéreas fazem uma exceção governamental de peso, adotando o limite de 32kg (não é obrigatório, mas a maioria adota). Algumas poucas companhias, sem escritório no Brasil, não informam sobre limite maior de peso ou restringem para 23kgs.
    Exemplo de companhias aéreas que permitem peças de até 32kgs, gratuitamente:

    *EUROPA: Swiss, Alitalia, Iberia, Tap, Tam, Air France, KLM, AirChina, Lufthansa, entre outras. Vide quadro com links abaixo.

    *EUA: Delta,  United, American Airlines, Lan, TACA, Aerolíneas Argentinas, Avianca, AirCanada, Copa, Emirates, Jal, entre outras. Vide quadro com links abaixo.
    OBS: O site da Continental não mais informa sobre as bagagens, cujo limite geral é de 2 x 23kgs. Há limite de 5 peças por pessoa e cada mala não pode ultrapassar 32kgs (não há excesso acima de 32kgs, pois eles não levam).
    Obs: Quaisquer vôos fretados tem franquia diversa (por exemplo, Disney), deverá ser consultado o contrato.
    Companhias aéreas que não permitem 32kgs: a Alitalia (se for destino dentro da Itália, sem outro ponto na Europa na mesma passagem. Por exemplo: você poderá levar 2x32kgs se for para Paris ou cidade da Europa, mesmo fazendo o stopover em Roma ou Milão – ou seja, ficando alguns dias na Itália. Mas, se sua passagem for Brasil-Itália, então reduz para 2x 23kgs.)

    * MULTA / TAXA:
    Ao ultrapassar sua franquia gratuita, o restante de malas ou peso deve ser pago. A multa pode ser por excesso de peso; excesso de volume; excesso de dimensões. Por exemplo: Cada vez que se ultrapassar o peso por cada peça: uma multa.
    Se a mala for maior de 158cm: outra multa. Se for levar uma terceira peça: uma multa.


    VALOR PARA SAIR do Brasil com excesso  (aplica regra brasileira): Europa 120 USD | EUA: 100 USD.


    VALOR PARA VOLTAR ao Brasil, valem as regras de multa do exterior, depende de cada companhia aérea. Algumas não divulgam na Internet, mas convém ENTRAR NO SITE, para ver o valor da multa quanto estiver retornando ao Brasil. TAM: 150 dólares América do Norte, 120 dólares na Europa
    Norma brasileira da ANAC: Regulamento Nosai CT 11


    OUTRAS COMPANHIAS:

    * a Qantas não mais estabelece o Brasil na exceção de 32kgs, valendo o limite de 2 peças de 23kgs cada. A terceira peça de até 23kgs sai por 105 dólares e cobra 50 dólares para excesso de peso de 23kgs até 32kgs (taxa única). Se o trecho maior for pela Qantas (por exemplo, para Austrália via África), vale o peso da Qantas.

    Aerolíneas Argentinas fazem vôos para os Estados Unidos e Europa, mas aplica diferentes franquias. Para os EUA, usa 2 x 32kgs (sistema de peça). Para Europa, adota 32kgs (sistema de peso), exceto Barcelona, Roma e Madri (2x32kgs) e Australia e Nova Zelândia (2x32kgs). E para América Latina, como São Paulo a Buenos Aires, aplica o sistema de peso de 20kgs totais.

    Lan Chile: para todos destinos exceto América do Sul e Caribe, aplica 2 x 32kgs. Para Mercosul, aplica-se as regras da América do Sul (sistema de peso), veja quadro abaixo.

    South African SAA: permite 2x23kgs quando o destino é Africa, Hong Kong e Perth (Austrália). Demais destinos, deverá contactar a empresa para saber se aplicar o conceito de unidade (peças) a todo o trecho, por exemplo, até Sydney. Porém, quanto ao valor de excesso de bagagem para esses destinos, poderá variar, aplicando ora o conceito de peças, ora o sistema de peso…
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    **** Saindo do Brasil para a América do Sul (Argentina, Chile, Bolívia, etc):
    20 kgs totais, para classe econômica (outras classes podem ter outros pesos limites). A maioria deixa levar 23kgs.
    Exemplo de companhias que permitem 23kgs:Tam, Gol, British Airways, Lan
    Companhia aérea que limita a 20kgs: Aerolíneas Argentinas
    Exceções pela TAM: Peru: 45kg. Bolívia:30kg.
    Exceção Avianca: 32kgs.
    Norma brasileira da ANAC: Regulamento Nosai CT12
    * QUANTIDADE: em geral, 2 peças (depende da companhia aérea), mas as duas deverão, JUNTAS, pesar até 23kgs.
    * MULTA: 1% do preço da passagem por kilo excedido.
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    ******* VÔOS INTERNACIONAIS DESTINO AO BRASIL *******
    (sem saída anterior pelo Brasil)
    *** Saindo de país europeu: (início da viagem fora do

    Brasil) considere o limite de 23kgs, mesmo que seu destino final seja o Brasil (algumas companhias aéreas – poucas – ampliam o limite para 32kgs, mas deve estar informado no site). Por exemplo, saindo do um país da Europa, se o vôo não teve ida pelo Brasil, o limite é 23kgs.
    Mas (saindo do Brasil) Rio – Paris, saindo do Rio de Janeiro, tem peso de 32kgs. O limite também vale para a conexão: Rio – São Paulo – Paris: 32kgs por todo o trecho. Retorno: Paris – Brasília – Rio – mesmo peso até na conexão.
    O número de malas irá depender do país da companhia aérea que opera o maior trecho. Embora a maioria aplique o sistema de peças, algumas adotam limite de 2 peças (Alitalia, Swiss, Lufthansa), outras restringem para 1 peça na classe econômica.
    Verifique sempre no site da companhia aérea para destinos na América do Sul (South America), ainda que sejam companhias européias
    Exemplos (quando saí da Europa sem viagem anterior do Brasil na mesma passagem):
    Iberia: 2×32kgs para Turista Económica.  Mala de Mão: 10kgs
    KLM / AirFrance: 1 peça de bagagem de até 23 kg (não fica claro se pode 2 malas para o Brasil). 55 euros para 2ª mala.
    Alitalia: Classica: 2 pz da 23Kg (a partir de setembro de 2010) . Bagagem de Mão: 8kgs
    Tap:2 PC – 23 kg. Bagagem de mão: 10kg
    Lan two pieces, 23kgs. Bagagem de mão: 8kgs
    Condor (via Salvador): 20 kg (exceto EUA e Canadá) | 30 kg (+30dias). apartir de novembro de 2010Bagagem de mão: 6 Kg medidas de 55 x 40 x 20 cm.
    * Lufthansa e Swiss: Economy Class: 20 kg (44lb) – sistema de peso, total não pode ultrapassar 20kgs.Mala de Mão: 55 x 40 x 20 cm; 8 Quilos

    Multa
    : cada companhia aérea estabelece o valor da multa para peças acima de 23kgs ou para mais peças. Consulte o site da companhia aérea e veja as tarifas de excesso de bagagem para destino Brasil (sistema de peças – PIECE concept).
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    *** Saindo dos ESTADOS UNIDOS PARA O BRASIL:

    A maioria das companhias irá permitir 2 malas de 32 kgs. Entre elas: Delta, American Airlines (AA), United. Também a TAM quando o trecho for Brasil-Estados Unidos (vice-versa).
    Os Estados Unidos utilizam o sistema de peças (piece concept), o excesso de peso será pago: quando ultrapassar 2 peças; quando a mala pesar mais de 32kgs; quando a mala for maior de 158cm.
    ** Atenção para a Continental Airlines: eles não aceitam quinta mala nem malas acima do peso/volume de 32kgs/158cm.


    Multa: Valem as regras dos Estados Unidos. Em média, a multa é de US$100 por mala extra, mas varia de companhia aérea para companhia aérea. Se for levar mais de duas malas, consulte o site da empresa aérea e veja as taxas de excesso (exccess baggage fess). Copa US$75 (porém excesso de peso é salgado US$100)| TAM: quando voltar ao Brasil é USD 150 (aumentou, era $100 até 2010) | United: 150 USD (*Atenção: Excesso de peso é $400 dólares) | American Airlines – AA: não informa no site. valor anterior: 100 USD| Delta: 75 USD.
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    ******* VÔOS INTERNACIONAIS FORA DO BRASIL *******
    >Europa: Vôos dentro da Europa usam o sistema de peso, variando o peso de acordo com a classe da passagem (super econômica, econômica normal, executiva básica, executiva normal). A classe econômica costuma ser 20kgs.

    Se você comprou uma passagem de Vôo dentro da Europa, separada de sua passagem internacionalBrasil-Europa, valerão as regras de cada país e companhia aérea. Se comprou junto com sua passagem internacional Brasil-Europa, valerão as regras da passagem internacional, vide quadro acima para saídas do Brasil.
    Ao comprar a passagem, leia antes as regras de bagagem, para saber o peso, quantidade e valor da multa.

    A EUROPA usa, na maioria dos países, o conceito de PESO, ou seja, paga-se o valor por kilograma excedido, variando de 10 a 30 euros por kilo. As companhias low-cost cobram não apenas por peso, mas também por volumes extras. Se viajar com mais pessoas, é permitido somar a quantidade de franquias.


    Multa: as multas são por WEIGHT CONCEPT – veja no site da companhia aérea quanto custa o kilo excedido.
    As variações são tão grandes que podem afetar o preço final da passagem, por isso certifique-se antes de viajar ou leve pouca bagagem. Swiss | | Iberia cobra por peça a mais: 2 mala: 50 euros (via site); Excesso de peso: 60 euros | KLM cobra por peso extra | Swiss: por peso | Tap: por peso (mais barato se comprar pelo site), variando de 5 euros a 20 euros dentro da Europa por kilo. | Lufthansa: por peso, de 5 a 10 euros.


    EUA: para vôos domésticos dentro dos Estados Unidos, cada companhia aérea tem sua regra, leia ANTES de comprar sua passagem. Há companhias que cobram para despachar até a primeira mala. Outras cobram a partir da segunda.
    United e Americam Airlines permitem uma bagagem despachada, se o vôo for dentro de 30 dias do início da viagem internacional. A segunda bagagem despachada paga uma pequena taxa (cerca de $30 dólares). Valores variam e a qualquer momento podem cobrar também pela primeira mala despachada, sempre verifique os termos de bagagem AO COMPRAR a passagem, em razão de muitas mudanças recentes.
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    Bagagem de mão:

    Varia por companhia aérea (veja tabela mais abaixo). É importante ver o limite antes de comprar sua passagem, para aqueles que gostam de carregar mais bagagem de bordo, como eletrônicos, lembranças, etc.
    Além do limite de peso, tem restrição de itens. São dois itens, sendo o primeiro uma bolsa / sacola / mala de até 115cm de dimensão linear (some a altura + comprimento + largura), pode ser de roda ou sem rodas, de plástico, enfim, qualquer material e tipo, mas obedecendo ao limite de peso e dimensões. O segundo item tem que ser menor e caber na parte inferior do assento de avião: uma bolsa, câmera fotográfica, laptop, sobretudo, sacolas pequenas.

    **** Por razões de segurança nos aeroportos, a quantidade por ser alterada (reduzida).

    Se carregar três itens, dependerá da sorte… Nos Estados Unidos é mais difícil, porque a segurança dos Aeroportos também restringem o número de peças para duas.Deve-se ficar atento ao limite da bagagem de mão, que pode sofrer alterações (veja dimensões máximas da bagagem de mão mais abaixo).

    Vôos apenas no exterior, como vôos dentro dos EUA ou dentro da Europa adotam peso médio de 10kgs. O uso desse peso é muito importante, pois a franquia gratuita de bagagem despachada é de 20kgs ou 23kgs TOTAL para a classe econômica, além de algumas cobrarem para despachar cada mala. Por isso, sempre verifique se as dimensões de sua bagagem de mão atendem as especificações das companhias aéreas, se for utilizar um vôo domésticos nos EUA ou vôo dentro da Europa.
    Companhia Aéreabagagem de mãoBagagem despachada – INÍCIO DA PASSAGEM PELO BRASI. VÁLIDO IDA E VOLTA se na mesma passagem
    American Airlines18kgs2peças x32kg, também se iniciadas nos EUAlink | pdf
    United22+tamanho2peças x32kg, também se iniciadas nos EUAlink | pdf
    Iberia10kg.2peças x32kglink | pdf
    Tap62x 32kg (2pcs)link pdf
    KLM/AirFrance/Alitalia12 8 alitalia2x 32kglink | pdf
    Lufthansa82x 32kglink | pdf
    TAM52x 32kg cada (Europa e EUA), também se iniciadas nos EUA |23kg TOTAL total (Am. Sul). Saindo da Europa: 2x23kgslink | pdf
    JAL102x 32kg. EUA e Japão. Limite linear de 2 malas 273cmlink | pdf
    Delta18kgs2x 32kg (EUA)link | pdf
    Lan82x 32kg (EUA-Europa) | 23kg total (Am. Sul)link | pdf

    Para algumas cidades específicas da Europa, cada mala não pode ultrapassar os 32kgs: Florença, Valência, Reino Unido, Nova Zelândia, Bruxelas, mesmo se quiser pagar multa por excesso de peso. Outras companhias: AirChina 2x23kgs (excesso de peso: 34 a 40 Euros), excesso máximo 45kgs.
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    Vôos de Conexão:

    vale a regra do maior trecho, ainda que de companhias diferentes, se apenas uma passagem foi comprada.
    Exemplo: De Recife para San Francisco, California: há uma conexão para Manaus ou São Paulo e depois uma outra conexão entre uma cidade dos EUA para San Francisco, valendo a franquia de 2peças x 32kgs – NA IDA E NA VOLTA.
    Veja como foi comprada a sua passagem, se está incluído o trecho doméstico na mesma passagem, AINDA QUE SEJAM COMPANHIAS ÁEREAS DIFERENTES.
    Quando comprar sua passagem, procure colocar TODAS CONEXÕES necessárias na MESMA PASSAGEM.

    Por fim, como relatado por alguns visitantes do blog, cuidado ao comprar passagens aéreas de companhias aéreas na América do Sul, tal como a Lan e Aerolíneas Argentinas. Elas costuma não utilizar as regras brasileiras ao maior trecho.


    Bagagens especiais, como equipamentos de esqui, de prática de esporte, instrumentos musicais, tacos de golfe e TVs tem valores adicionais. A maioria será despachado como se fosse uma mala (peça), aplicando-se todos os excessos de peso de uma mala normal. Se você tem duas malas e um saco de golfe, é como se levasse 3 malas.


    Quem carregar criança de colo (não pagante) pode levar a bagagem de mão da criança e um carrinho (ou cesto). A permissão é da própria ANAC. Mas vôos internacionais tem suas regras de cada país. Em geral, permite-se levar o carrinho de bebê, que deve ser etiquetado, levando na mão até o hora de embarque. Em regra, companhias europérias permitem bagagens despachadas para bebês não pagantes de 10kgs. Algumas de 23kgs. Se a criança for pagante, os valores são iguais ao do adulto pagante.


    Crianças em vôos domésticos: as companhias aéreas dão a mesma franquia de adulta para criança PAGANTE (23kgs na classe econômica). Criança não-pagante NÃO TEM direito a bagagem nos vôos domésticos.


    * Malas com mais de 32kgs: se sua mala tiver mais de 32kgs, verifique com a companhia aérea ANTES, porque muitos países e companhias tem um máximo de peso de 32kgs (nem que você pague multa eles levam…)
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    VOLUME – DIMENSÕES DA MALA
    Além da restrição de peso (no Brasil o máximo permitido pela legislação é de 32 kg, mas a aviação internacional e companhias aéreas tem outros padrões e limites), há restrição no tamanho das bagagens (dimensão:(A + B + C) = 158 cm), por isso há uma atenção especial em relação a grandes eletrodomésticos e eletrônicos, equipamentos de esporte, etc…
    Mala de Mão (Bordo): 115 cm total.
    British: 56cmx45cmx25cm (imagem).
    Iberia: 55cm x 40cm x 20cm, 10kg.
    Tap55cm/40cm/20cm, 6kgs.
    Jal: 55cm(L)x40cm(A)x25cm(P), 10kgs.
    Lan Chile: 55x35x25, 8kgs.
    United Airlines: 23 x 35 x 56 cm.
    Lufthansa: 55 x 40 x 20 cm, 8kgs.
    Alitalia: 55cm x 35cm x 25cm, 8kg (NOVO PESO)
    Bagagem despachada: 158cm. Jal: cada 158, mas as duas não podem passar de 273cm. Máximo para excesso de volume: 292cm. Acima disso, provavelmente não será embarcado.
    *Fonte: desenho pela British Airways.
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    Viajando com bebês:

    Primeiro, veja o site da companhia aérea para limites de peso de bagagem, o que pode levar como bagagem de mão ou despachada, etc.
    A maioria deixa levar o carrinho de bebê OU Bebê Conforto (cadeirinha) (dentro do Brasil, isso é norma da Anac… nos EUA também permitem. Mas oturos países variam…). A sacola de bebê como item adicional de bagagem de mão é permitida.  Para usar o Bebê Conforto (cadeirinha) dentro do avião, precisa reservar com antecedência e ver a possibilidade da companhia aérea deixar entrar com o bebê conforto.

    Bebês sentem a alteração de pressão atmosférica. Algumas mães preferem dar algum remédio para que os bebês durmam. Ao aterrisar ou decolar, distraia a criança. Mesmo que ela não pare de chorar, continue. Seus vizinhos de vôo pelo menos irão imaginar que você está se esforçando. Uma sujestão para minimizar: arrange dois copos plástico com papel úmido bem quente no fundo (peça ao comissário) e tampe cada lado do ouvido, durante a decolagem. Outra sugestão é, antes de embarcar, deixar a criança mordendo algo (mordedor, chupeta, mamadeiras, etc), para aliviar o efeito da pressão.
    Protetores de ouvido apenas funcionam para bebês acima de um ano de idade e nem sempre tem resultados efetivos.

    Em relação à restrição de líquidos em vôos nacionais e internacionais, permite-se levar alimentos de criança (papinha enlatada ou em vidro) e leite/suco, mas deve ser informado para a pessoa que fiscaliza. Leia sempre as informações sobre cada aeroporto, pois as regras são variadas. Leite em pó seria de grande ajuda e minimizaria eventuais discussões e problemas nos check-points de aeroportos. Depois, peça água quente para o comissário de bordo e “voilá”, você terá seu leite. Leve quantidades previamente medidas para facilitar. Os Estados Unidos liberaram um pouco a restrição de comidas líquidas para bebês, mas isso não é garantia de que poderá entrar com o que quiser.
    Pessoas com bebês e crianças de colo usualmente têm preferência no embarque. Isso não é lei ou uma regra obrigatória. Por isso, tenha paciência se não for convidada(o) a entrar antes dos demais.

    Para aumentar o conforto de seu bebê e das pessoas à sua volta, recomenda-se levar brinquedos para distração da criança (de preferência, algo que ela NÃO conheça ainda), algo para ajudar no apoio da cabeça ao alimentar o bebê e, se possível, algo para alegrar as pessoas que sentarem à sua volta: um chocolate ou um saquinho de balas, por exemplo (ou um protetor de ouvido).Também é recomendado uma muda extra de roupa para a mãe e para a criança, no caso do bebê passar mal. Sempre leve mais fraldas que o comum para viagens em avião. Se for trocar no seu próprio assento, faça a gentileza de respeitar viajantes ao lado e embrulhe a fralda usada, recolhendo em local apropriado.
    Se for viajar por muito tempo, pense em comprar demais itens de necessidade básica (fraldas, alimentos, etc) no local de destino. Muitas cidades tem lojas com entregas pela Internet ou delivery. Informe-se antes de viajar sobre supermercados nas proximidades do hotel.

    Ao sentar no Avião, não afivele o cinto com o bebê. Mantenha o cinto de segurança apenas em você e segure o bebê, pedindo um extensor de segurança para o bebê.

    VALORES DE MULTA

    O Brasil adota para a maioria dos destinos o limite de peça (ou seja, unidades de mala e bagagem) para calcular a multa. Isso vale para viagens ao Canada, EUA (ida/volta), Asia, Africa do Sul, Europa e Oriente Médio. Se houver excesso de volume ou de peso, é considerado como se fosse outra peça. Ou seja, voltando para o Brasil, se carregou mais peso, paga a multa vigente no Brasil, aplicada pelo valor da peça a mais.
    Por Peça – Multa QUANDO SAI DO BRASIL (Norma Nosai TP 5): o excesso tem os valores definidos por uma Norma de Serviço Aéreo (NOSAI) que define os seguintes valores de multa por excesso de bagagem (em dólares): Canada: 120 (Toronto: 107), EUA: 85, Europa: 120, Australia: 175, Japão: 175
  • Multas por peça para America do Sul (partindo de outros territórios que não seja dentro da América do Sul):

  • Argentina …. 15.00. Bolívia …. 15.00. Chile …28.00, Panamá …..28.00, Paraguai …15.00, Peru ……28.00, Uruguai …. 15.00


    QUANDO SAI DO EXTERIOR: Depende do país e da companhia aérea. Se não tiver no site, ligue para a companhia aérea. Estados Unidos: $100 (United, American Airlines). Canadá: $120. Delta Airlines: 3ª mala por $75 dólares. $150 por excesso de peso. Jal (Japan Airlines): ¥34,800 do Japão para São Paulo. AirChina: Europa 80EUR terceira mala para principais cidades; China: 215USD terceira mala.


    * CÁLCULO DA MULTA. Excedendo o peso admitido no Brasil, de 32 kg até o limite de 45kg, será considerado o valor de uma peça a mais. Se ultrapassar 45kg, será 3 vezes o valor mais 1 vez o valor a cada 10kg extra. Por Volume: Se exceder o tamanho de 158cm até o limite de 203cm, cobra-se como se fosse outra peça, pela tabela acima. Mais de 203cm, será cobrado três vezes o valor de uma peça normal. Por Peso: Válido para todos os destinos da América do Sul partindo da América do Sul. 1% do valor do trecho de ida por kilo excedido. Norma da Nosai 24

    se houver excesso de bagagem? A companhia aérea, na hora do check-in, avisa se houver o excesso de peso. Nesse caso, você pode sair da fila e arrumar sua mala, para aliviar o peso. É sempre bom ter uma mala pequena extra, para você poder dividir o peso (mas há um limite de unidades por viajante também – em geral 2 malas despachadas).
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    Companhias LOW COST


    Em 2010, a maior parte das companhias aéreas nos Estados Unidos estão cobrando para despachar bagagem em vôos dentro dos Estados Unidos. Em geral, a primeira mala é $25 e a segunda $35 (United, American). Consulte sempre o site da companhia aérea para verificar esses valores. Se for viajar para outros países da Europa ou outros estados nos EUA, verifique o máximo de peso (franquia) permitida.


    Ryanair- de mão: 10kg. Despachada: 15kg (x 2 peças- ATUALIZADO). Taxa para despachar: €15 pela primeira peça se comprada a passagem no site e €35 para a segunda peça- Link .
    Multas: http://www.ryanair.com/site/EN/faqs.php?sect=CHARGES


    Vueling: De mão: 10kg. Despachada: 20kg total. Taxa de €10 por vôo (se comprado pela Internet e marcado o número de malas a serem despachadas). 8 euros por kilo extra até o máximo de 32kg. link


    JetBlue: De Mão: não menciona (por dimensões). Despachada: 22.73 kilos – 1 peça grátis. 2ª Mala: $30 (atualizado 2010). 3ª mala: $75 link
    Site TSA (EUA) informa as restrições de bagagem de mão nos EUA (em inglês):http://www.tsa.gov/311/index.shtm
    Reportagem do Jornal Estado de São Paulo de 09 de dezembro de 2008 Companhias aéreas cobram cerca de €10 por volume despachado Quem vai rodar pelo Velho Continente deve redobrar a atenção como peso da mala. As empresas low fare, que não têm primeira classe nem serviço de bordo, cruzam o continente cobrando tarifas superatrativas, mas limitando demais o transporte de bagagens – as companhias ainda cobram € 10 (R$ 30), em média, para que cada mala seja despachada. Na semana passada, a Easy Jet, por exemplo, vendia por a partir de € 34,49 (R$ 105) o trecho entre Paris e Londres, com taxas incluídas, exceto a da bagagem (€ 9 ouR$ 27). O preço é atraente, mas vale lembrar que a empresa só permite ao passageiro carregar 20 quilos de mala. Para cada quilinho a mais existe uma taxa de aproximadamente € 10. A Vueling, outra empresa low fare de destaque, também limita em 20 quilos o peso total das malas que serão despachadas. Já a Ryanair é ainda mais exigente: os passageiros podem carregar até três peças, mas o peso total não deve ultrapassar 15 quilos. Para cada quilo em excesso, é cobrada uma taxa de €15 (R$ 45).
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    Bagagens especiais. Valores Cobrados pela TAM: Televisores com Plasma/LCD Para televisores acima de 26 polegadas e com até 45 Kg é cobrado o valor de US$ 450,00 por aparelho. Televisores com peso superior a 45kg não serão aceitos. Bicicletas Serão aceitas normalmente como bagagem despachada com pneus vazios, pedal retirado e guidão alinhado. Quando exceder cobra-se 100% da taxa
    Instrumentos Musicais Poderão ser aceitos como bagagem de cabine desde que o volume se enquadre no peso e dimensões da franquia permitida para bagagem de mão. Caso contrário, será acomodada no assento, respeitando as seguintes condições: -Reserva prévia de mais um assento na mesma tarifa e classe de serviço do passageiro sem direito a mais uma franquia de bagagem. -Peso máximo permitido de 75 kg /165 lbs.
    Equipamento de golfe (bolsa incluindo tacos e sapatos). O equipamento faz parte da franquia de bagagem e quando exceder será cobrada 50% do valor da taxa de excesso de bagagem aplicável ao itinerário e no caso da segunda bolsa, 100% da taxa.
    Equipamento de esqui (de neve ou aquático). Entende-se por equipamento de esqui – uma unidade dos artigos descritos: par de esquis para neve acompanhado de acessórios (par de botas, par de bastões ou uma prancha de esquiar) ou um par de esquis aquáticos convencionais ou do tipo Slalom;
    A taxa de excesso de bagagem a ser aplicada caso o equipamento se tratar de um excesso à franquia estabelecida, será de 33% do valor da taxa de excesso de bagagem aplicável ao itinerário
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    Fonte: 
    http://viagem.decaonline.com/limites-de-peso-de-bagagens/

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